sábado, 14 de fevereiro de 2015

Pedágio [crônica]

Quando alguém diz que concorda com pedágio, alegando que só assim tem asfalto decente e tal, eu não sei se é falta de informação ou ingenuidade (pra não dizer burrice) mesmo. A lógica do pedágio, basicamente é: direito de passagem mediante uma taxa em troca da manutenção das vias. A lógica do imposto, basicamente é: você pagar uma taxa incluída no que você for comprar, acumulando capital nas mãos do governo, que em troca ele nos retorna com investimentos nas necessidades básicas, que é um direito de todo cidadão. Então, se eu tenho que pagar imposto pra tirar a carteira de habilitação; pra comprar um carro; pra colocar combustível; pra renovar os documentos anualmente; pra renovar a carteira; por que diabos eu tenho que pagar mais taxas nos pedágios pra poder rodar?
 Todo dinheiro arrecadado com os impostos é dividido para suprir cada departamento, mas por que isso não ocorre? Temos que sempre optar por planos particulares sendo que o governo tem obrigação de amparar o seu povo.
 Eu sei que já vem sendo encalacrado em nossos inconscientes através de cada geração o conformismo. E o consumismo. Mas quando alguém concorda que só com particular conseguiremos viver bem fica mais difícil a saída desse comportamento. Na minha humilde opinião, a solução é autogestão, anarquia! Mas isso é assunto pra outra hora.
 Eu só me questionei sobre o assunto e resolvi postar aqui, já que queremos encarar a estrada. Só que a vida no modo capitalista não é fácil, ainda mais aliada à corrupção e gente que aceita ser cúmplice, que no caso acha certo ficar dando mais dinheiro a esses extorquistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário