sábado, 7 de março de 2015

Autoescola [crônica]

 Acredito que muitos jovens hoje em dia esperam ansiosamente pelos 18 anos, para poderem finalmente tirar a carteira de motorista. Mas, independente da idade, se é ou não com "paitrocínio", você acha justo pagar quase dois mil para aprender a usar 3 pedais, câmbio de marcha, girar o volante, parar nas placas de 'pare', não passar no sinal vermelho e coisas assim?
 Concordo que o que se aprende lá, embora algumas coisas acabem esquecidas, sejam bem relevantes, mesmo com alguns motoristas negligenciando as aulas.
 Pois bem, uma pessoa que nunca tenha dirigido na vida, vai ir fazer o teste final, e se passar, pegar a carteira bem inseguro ao volante, principalmente moto, que a gente só fica dando volta dentro daquele espaço fechado. Mas agora chegamos onde eu queria. Além de todos estes pontos, as pessoas saem sem saber nem abrir o capô. A manutenção do veículo é bastante importante e se a gente soubesse mexer, isso nos deixaria mais "independentes" em certo aspecto. As autoescolas, na minha opinião, deveriam ter em sua grade aulas de noções de mecânica. O mínimo, pra ninguém sofrer tanto quando precisasse disso alguma hora, e também pra ninguém te enganar dizendo que é uma coisa sendo outra. Isso seria de muita utilidade, enfim, mas enquanto isso não acontece, ficamos sem saber qual é o problema quando temos um e nos obrigamos a correr toda hora para mecânica, pagando valores quase absurdos por um concerto que qualquer um poderia fazer.